
Meta AI: inteligência artificial chega ao WhatsApp, Facebook e Instagram
Com o recente boom do uso da inteligência artificial na internet, principalmente após a criação do Chat GPT, o tema se manteve no gosto público desde então, trazendo inovações nas formas de se trabalhar, criar e pesquisar informações.
Criação do meta IA
Nesse sentido, a META, empresa de Mark Zuckerberg que engloba as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, vem desenvolvendo, desde 2023, sua versão mais recente da inteligência artificial para os aplicativos, chamada de Meta AI.
O Meta AI estava em desenvolvimento por mais de dois anos e já em uso em alguns países estrangeiros, mas somente no início de outubro de 2024 passou a ser incluída nas redes sociais da empresa em nosso país, devido a pendências judiciais antes não resolvidas.
Aos poucos, os usuários desses aplicativos estão notando a inserção da nova funcionalidade, que tem a premissa de facilitar as demandas e também pode servir como lazer. Desde então, um ícone azul começou a aparecer nos celulares de milhares de usuários no Brasil. Mas, como funciona e quais tarefas essa IA consegue realizar?
Descomplicando a IA
É tão simples quanto parece. Basta clicar no ícone de um círculo em tons de azul, similar ao logo da META. A partir disso, você fará o seu primeiro contato com o Meta AI. No Instagram, por exemplo, esse contato se dá através do “direct”, aba em que você conversa com os amigos, mesmo lugar em que acontece no Facebook/Messenger.
Já no WhatsApp, um ícone azul do Meta AI estará disponível na parte inferior do aplicativo, ou no lado direito da tela, em caso de WhatsApp Web. O Meta AI é um chat em que você expõe suas demandas e gera interações inteligentes com o mecanismo de inteligência artificial. Ele, por sua vez, analisa sua mensagem com base em grandes conjuntos de dados de texto para, assim, conseguir responder do modo mais preciso possível.
Essa tecnologia visa entender o contexto da conversa, de modo a se adaptar ao remetente e gerar uma linguagem natural no diálogo. Ao questionar a própria Meta AI sobre seu modo operandis, a inteligência responde que está em constante evolução, com melhorias sendo feitas regularmente para fornecer respostas cada vez mais apuradas.
Funcionalidades do meta IA
A imagem acima, da mulher segurando o telefone, foi gerada pelo Meta AI, seguindo as instruções dadas pelo repórter. Pode-se perceber que a fidelidade com a realidade é um dos pontos fortes dessa inteligência generativa, sem má formações nos dedos das mãos, por exemplo.
São muitas as funções dentro do guarda-chuva do Meta AI, portanto vamos citar as principais. A primeira delas é a interação por meio de mensagens de texto: ela responde a perguntas, gera texto criativo, traduz, resume etc.
Outra função curiosa é quanto às imagens. O Meta AI é capaz de gerar imagens descritivas; de personagens fictícios; cenários fictícios; objetos, dentre outros. O que vale é a criatividade de quem faz o pedido e, quanto mais detalhado o pedido for, maiores as chances da inteligência generativa condizer com o proposto.
Ademais, ela é capaz de manter conversas naturais com você, além de oferecer sugestões, informações, definições e estatísticas. Essa ferramenta, se bem utilizada, pode servir de auxílio em diversas atividades do dia a dia.
Caso você queira desabilitar o Meta AI, é possível excluir o chat com a inteligência no próprio WhatsApp, ou silenciando-a e bloqueando-a no Messenger e Instagram. No entanto, a nova tecnologia não será excluída, estando sempre à disposição do usuário. E você, já percebeu essa novidade nas suas redes sociais?